Drywall Curitiba

Como funciona a construção casa de gesso. Uma residência ou comércio com aplicação do gesso traz muitas vantagens como isolamento térmico

Casa de Gesso com fino acabamento

Uma residência ou comércio com aplicação do gesso traz muitas vantagens como isolamento térmico e resistência a incêndio. Observa-se que as alvenarias em blocos de gesso apresentam rigidez 69% maior que as alvenarias de blocos cerâmicos revestidas com argamassa, devendo, desta forma, concentrar igual proporção nas tensões. Por outro lado, a resistência das alvenarias em blocos de gesso de 10 cm de espessura apresenta o dobro da capacidade resistente das paredes, respondendo satisfatoriamente no comportamento global.

 

Uma casa com aplicação de gesso torna-se flexível

 

O gesso possui uma característica que é essencial na hora de criar belos ambientes com iluminação bem distribuída ou decoração mais complexa, além de tornar mais interessante o desenho da casa, podendo transformar algo inicialmente quadrado em um ambiente cheio de formas e curvas. Sem gesso, o projeto de iluminação corre o risco de ficar muito limitado.

Uma das grandes qualidades do gesso se deve ao fato de sua velocidade e sua velocidade é tão alta por que ele é simples demais! Diferente de outras argamassas, o gesso utiliza apenas um aditivo: água. A mistura de gesso com água produz uma poderosa pasta utilizada há milênios por nós humanos na construção de casas e edifícios.

Fácil decoração

Para luzes com intuito de criar ambientação ou destaque, valorizando algum objeto, uma boa opção é a instalação de um spot. Com a possibilidade de criar diversos climas e focos, é possível instalar em praticamente qualquer superfície. Para quem tem gosto por obras de artes e objetos de coleção na sala, é uma ótima opção de iluminação. Spots são modernos e eficientes.

Versatilidade e Pinturas

A versatilidade do gesso e sua aplicação em casa

O gesso é o material mais versátil para tapar buracos de pregos, rachaduras pequenas, e outras marcas deixadas nas paredes. Você pode acabar com imperfeições com 3 simples passos:

  1. Deve-se lavar o local e ainda úmido, aplicar o gesso com a ajuda de uma espátula ou faca.
    2. Tentando sempre que a nova massa preencha o buraco ou imperfeição, sem fazer um calombo em relação ao resto da parede.
    3. Se for o caso, espere secar bem (24 Hrs), depois lixe com lixa fina até a massa de gesso ficar igual (no mesmo nível) que o resto da parede.

Como pintar uma casa que contém gesso

Pintar uma parede é bastante fácil, entretanto, o gesso possui uma superfície mais porosa e frágil que as paredes com reboco de cimento, por isso, deve-se tomar cuidado especial e evitar eventuais problemas.

O fundo reparador, ou fundo de ancoragem, é um produto especial que irá proteger o gesso, penetrando em sua superfície e aumentando sua resistência e durabilidade, após essa aplicação, a próximo etapa é pintar com tinta latéx. No mercado já existem tintas específicas para o Gesso, mas este processo ainda é muito utilizado.

Em áreas internas é necessário estar atento às dificuldades para pintar o gesso, por sua alta absorção. Siga este passo-a-passo:

1 – Use lixa para parede nº 100 e retirar todo o excesso das paredes de forma a eliminar manchas gordurosas, poeiras ou demais sujeiras que possam existir. No caso de gesso novo, é preciso aguardar a secagem total do material, que leva aproximadamente 30 dias. Lembrando que se foi aplicado gesso, não é necessário aplicação de massa corrida;

2 – Após este período, aplique uma demão de fundo preparador de paredes ou tinta para gesso diluída a 50% com água. Isto vai impedir que o gesso fique amarelo, e consequentemente, vai escurecer a tinta aplicada;

3 – Aplique uma demão de tinta, espere secar, e verificar com o auxilio de uma lâmpada acesa. Caso haja necessidade de nivelar a superfície para corrigir imperfeições, utilize massa corrida (onde não tenha contato com água ou vapor) ou massa acrílica;

4 – Aguarde a secagem de 4 horas, passe lixa para nivelar, remova o pó e aplique a tinta para acabamento ou a própria tinta para gesso diluída a 20% com água.

5 – Sobre os reparos, aplique a mesma tinta utilizada para primeira demão com um pincel, pois com um rolo poderá soltar;

6 – Aplique uma ou duas demãos de tinta – se necessário, para obter o acabamento desejado.

 

Scroll to top